Aulas de Volei

O vôlei tem uma característica de esporte coletivo. É uma atividade que estimula algum tipo de interação e sociabilidade. A diferença do esporte em relação a outras práticas é o pouco contato físico, pois existe uma rede dividindo os dois times.
“Para as pessoas que não gostam de esportes de contato mais incisivo, como no handebol, o vôlei é um ótimo exercício, pois tem uma interação mais controlada, e as chances de problemas físicos durante a sua prática podem ser menores”.

Além disso, é importante distinguir os atletas de fim de semana e aqueles que jogam vôlei com uma regularidade maior ou até mesmo sejam profissionais.
“O benefício do vôlei vem, dependendo da frequência que se pratica o esporte. A atividade exige potência e força, sendo necessário fazer exercícios que trabalhem os membros superiores e inferiores, além de abdômen e troco. Atividades aeróbicas, por exemplo, aumentam a resistência física do praticante”. “O esporte une as pessoas em todos os aspectos.”

Cuidado

Como em toda prática física, quem joga vôlei necessita se alimentar muito bem e suprir as necessidades do corpo, para que se possa ter força muscular. Fazer exames periódicos é importante. O médico fisiatra, Walace Gomes da Fonseca, aponta que nas pessoas que praticam o esporte regularmente se observa uma melhorar na circulação sanguínea, na atividade cardiovascular, na parte metabólica e mental do indivíduo. Mas o especialista deixa um alerta. “Pessoas que querem começar a modalidade ou a praticam de vez em quando devem passar por uma avaliação médica, para ver se estão em condições de fazer o exercício físico, e isso varia de acordo com a idade, condição física e o sexo”.

Interação para todas as idades

O vôlei é uma atividade que pode ser lúdica para as crianças e ser adaptada para a terceira idade. É uma opção de exercício físico atraente e que promove a sociabilidade.

Resistência

O corpo agradece! O vôlei faz o corpo trabalhar como um todo, melhora as capacidades físicas funcionais, cardiorrespiratórias e de fortalecimento, o que é extremamente benéfico à saúde.

Correria

O esporte ajuda nas atividades cotidianas, melhorando coordenação motora, flexibilidade, força e resistência aeróbica e anaeróbica.

Satisfação/ Antiestresse

Quando corpo e mente trabalham juntos, e bem, ficamos menos estressados e mais satisfeitos. Pontos para a qualidade de vida.

Alerta! Cuidado com lesões

A prática do vôlei pode fazer muito bem à saúde, desde que a atividade seja praticada com regularidade. Para os atletas de fim de semana, a dica é associar a prática esportiva a outras atividades, como correr ou andar de bicicleta, para evitar lesões. Antes de começar uma atividade física, é importante, também, procurar um médico.